O JOGO
A REALIDADE
COMO AJUDAR
PROFESSORES

 

Programa Alimentar Mundial (PAM) é a principal agência da ONU na luta contra a fome global e também a maior agência humanitária do mundo. Fundada em 1963, a PAM, já alimentou mais de 1,4 bilhões das pessoas mais pobres do mundo e investiu mais de 30 bilhões de dólares em suas atividades.

As principais atuações da PAM estão divididas em três espécies: emergência, longo prazo e recuperação, e programas de desenvolvimento, as quais estão aliadas em um único objetivo, fornecer alimentos e recursos para a construção de comunidades auto-suficientes nos lugares mais carentes e desfavoráveis. Agindo em 191 Estados membros das Nações Unidas, obteve pleno sucesso nas suas funções, como salvar vidas em situações críticas, apoiar a nutrição melhorada e a posição da saúde nas crianças, mães e outras pessoas vulneráveis, fortalecer países e a capacidade das regiões para estabelecer e dirigir a ajuda alimentar e a redução de fome (programa de erradicação), etc.

Na América Latina, a PAM, auxilia lugares em situações críticas, como Equador, Guatemala, El Salvador, Cuba, Peru, Bolívia, Panamá, Barbados, Haiti, Costa Rica, Venezuela e Brasil, cuja principal ajuda foi relatada em Minas Gerais devido à ancilostomíase, uma doença que ocasiona anemia e desnutrição. Para isso possui alianças estratégicas com grandes instituições (mais de 1000 parceiros), desenvolvimento de política pública, ênfase no desenvolvimento da capacidade institucional (regional e nacional), áreas de excelência em prontidão de emergência, política pública de segurança alimentar e sistemas de vigilância nutritivos, mapeamento de riscos, planejamento de contingência, gerência de logística e coordenação; os quais são administrados por 12 escritórios, 33 sub-escritórios e o escritório base localizado no Panamá.

 

 

 

© United Nations World Food Programme - all rights reserve