O JOGO
A REALIDADE
COMO AJUDAR
PROFESSORES

O Food Force serve de instrumento em sala de aula para ensinar sobre a fome.

Do WFP, maior agência humanitária do mundo, surge o Food Force, um jogo educativo gratuito que conta a história de Sheylan, uma ilha fictícia que luta contra a crise de fome.

Compreendido de seis missões, o jogo tem jovens jogadores desde a avaliação inicial da crise até a entrega e distribuição de alimentos, com cada missão seqüencial abordando determinados aspectos deste processo exigente.

Várias missões de do Food Force ajudam a explicar a fome ensinado os seguintes temas:

 - O que é a fome e quem está com fome?
 - Por que as pessoas têm fome e são mal nutridas?
 - Como podemos colaborar para acabar com a fome?


Em conjunto, as missões fornecem um resumo de como a ajuda alimentar é utilizada em emergências e em projetos de desenvolvimento em longo prazo. Por isso, aconselhamos jogar o jogo desde a primeira até a sexta missão, o que leva cerca meia hora.
Em caso de tempo limitado ou foco de lição, as missões individuais podem ser acessadas diretamente da tela de lançamento selecionando o número da missão (1,2,3,4,5 ou 6):

1. Observação Aérea: o acesso a crise

2. Fórmula Nutritiva: criando uma fórmula para uma refeição nutritiva

3. Pacotes de Alimento: descarregando a ajuda alimentar com aviões

4. Encontre e Despache: aquisição alimentar global

5. A Marcha da Comida: logística terrestre

6. Cultivando o Futuro: projetos de ajuda alimentar de longo prazo

O jogo tem a larga apelação relativa às matérias curriculares (geografia, estudos sociais, saúde, etc.) e pode fortalecer pensamento estratégico e habilidades para tomar decisões. Pode ser uma continuação de lição ideal ou atividade de tarefa de casa.


O WFP e a FAO das Nações Unidas são parceiros na educação de pessoas jovens sobre fome e subnutrição e na motivação deles para serem pró-ativos na luta contra a fome.

O jogo Food Force do WFP e a iniciativa educacional da FAO "Alimentar Mentes para Acabar com a Fome", são instrumentos importantes para preparar e estimular a populaçãojovem a colaborar para ajudar a criar um mundo sem fome.

Os planos de aula apresentados nesta seção são tirados da iniciativa educacional ‘Alimentar Mentes para Acabar com a Fome’. Cada página contém como tema o conhecimento da fome:

• As introduções e as conexões para concluir lição em vários níveis de aprendizagem
• Indicações em como usar o jogo para enriquecer lições e reforçar aprendizagem
• Conexões a páginas relevantes do site do Food Force
• Papéis sumários que fornecem fatos, definições e breves explicações

O Food Force é projetado para crianças entre 8 e 13 anos. O objetivo de cada missão é único para maximizar a apelação do jogo a várias idades e diferentes níveis de aprendizagem.

Professores são estimulados a fazer download do jogo e instalá-lo em computadores de escola ou gravá-lo em CD e fazer quantas cópias for preciso.

 

 

 

© United Nations World Food Programme - all rights reserve